segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O ARRENESO NO HANDEBOL

Segundo Reis (2006), arremesso
é um fundamento realizado sempre em direção ao gol. A maioria dos arremessos pode ser denominada “de ombro” e seguem basicamente a mesma descrição de movimento a seguir – a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.
Ainda segundo a autora os arremessos podem ser classificados em função da forma de execução:
  • Com apoio – significa que um dos pés do arremessador ou ambos esteja(m) em contato com o solo.
  • Em suspensão – significa que no momento do arremesso não há apoio de nenhum tipo do arremessador com o solo.
  • Com queda – significa que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza uma queda, normalmente a mesma se dá dentro da área adversária e de frente – arremesso bastante comum entre os pivôs e eventualmente entre os pontas.
  • Com rolamento – significa que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza um rolamento, na maioria das vezes um rolamento de ombro. Este tipo de arremesso é mais comum entre os pontas e eventualmente por pivôs.
A visão tradicional de ensino do handebol costuma, a partir de uma perspectiva de ensino tradicional, ensinar os arremessos com base nesses estereótipos, considerando que cada um deles deve ser ensinado de maneira isolada, considerando que a habilidade motora adquirida será expressa em ambiente de jogo apenas pelo seu ensino repetitivo e descontextualizado.
Sob uma perspectiva inovadora de ensino do handebol, baseado em premissas que defendemos nesse site, os tipos de arremesso não serão alvo de ‘pedagogização’, mas o professor deverá criar jogos nos quais a intenção de arremessar de formas diferentes seja vivida expressamente e autonomamente pelos jogadores, cada um criando formas particulares e desenvolvendo, até mesmo, as formas tradicionais de arremessos, porém, através de uma processo de descoberta criada, e não por imposição de uma forma ou outra de arremessar.

Referências
REIS, Heloisa Helena Baldy dos. O ensino do handebol utilizando-se do método parcial. In. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital – Buenos Aires – Año 10 – N° 93 – Febrero de 2006.

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