segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O SECRETÁRIO E O CRONOMETRISTA NO HANDEBOL

Regra XVIII - O Secretário e o Cronometrista

18.1 Em princípio, o cronometrista tem como principal responsabilidade cuidar do tempo de jogo, dos time-outs, e do tempo de exclusão dos jogadores excluídos.
O secretário tem como principal responsabilidade cuidar da lista de jogadores, da súmula, da entrada dos jogadores que chegaram depois do jogo ter começado e da entrada dos jogadores que não estão autorizados a participar.
Outras tarefas, como o controle do número dos jogadores e oficiais de equipe na área de substituição e as saídas e entradas dos jogadores substitutos, são responsabilidades conjuntas.
Geralmente, somente o cronometrista (e, quando necessário, o Delegado Técnico da Federação responsável) deveria interromper o jogo quando for necessário.
Ver também o Esclarecimento nº 9 que diz respeito aos procedimentos próprios para as intervenções do cronometrista/secretário quando estiverem cumprindo algumas das responsabilidades indicadas acima.

18.2 Se não há um placar público com cronômetro disponível, então o cronometrista deve manter o “oficial responsável pela equipe” de cada equipe informado sobre quanto tempo foi jogado ou quanto tempo falta, especialmente após os time-outs.
Se não há um placar com cronômetro com sinal automático disponível, o cronometrista assume a responsabilidade dando o sinal de término do primeiro-período e do final do jogo (ver 2.3).
Se o placar público não é capaz de mostrar também o tempo de exclusão (pelo menos três por equipe durante jogos da IHF), o cronometrista deve expor um cartão na mesa de controle, mostrando o tempo de expiração de cada exclusão, juntamente com o número da camisa do jogador.

Postado por Djonaltan Costa
Em 12/12/2011
Fonte: Site ocicial da CBHB

Nenhum comentário:

Postar um comentário