segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O ÁRBITRO DO HANDEBOL


Regra XVII - Os Árbitros

17.1 Dois árbitros com igual autoridade deverão ser encarregados de cada jogo. Eles são assistidos por um cronometrista e um secretário.
17.2 Os árbitros monitoram a conduta dos jogadores e dos oficiais de equipe do momento em que eles entram nas imediações da quadra até que eles saiam.
17.3 Os árbitros são responsáveis pela inspeção da quadra de jogo, das balizas e das bolas antes do jogo começar; eles decidem quais bolas serão usadas (Regras 1 e 3.1).
Os árbitros também conferem a presença de ambas as equipes com uniformes apropriados. Eles checam a súmula e o equipamento dos jogadores. Eles se asseguram que o número de jogadores e oficiais na área de substituição está dentro dos limites e eles conferem a presença e identidade dos “oficiais responsáveis de equipe”, de cada equipe. Qualquer irregularidade deve ser corrigida (4.1-2 e 4.7-9).
17.4 O sorteio (10.1) é feito por um dos árbitros, na presença do outro árbitro e o “oficial responsável pela equipe” de cada equipe, ou um oficial de equipe ou jogador de confiança do “oficial responsável pela equipe”.
17.5 Em princípio, o jogo inteiro deverá ser conduzido pelos mesmos árbitros.
É responsabilidade deles, assegurar que o jogo seja jogado de acordo com as regras, e eles devem penalizar qualquer infração (ver, contudo, Regras 13.2 e 14.2).
Se um dos árbitros se torna incapaz para acabar o jogo, o outro árbitro continuará o jogo sozinho. (Para eventos da IHF e Continentais, esta situação será manejada de acordo com a regulamentação aplicável).
17.6 Se ambos os árbitros apitam uma infração e concordam sobre qual equipe deveria ser penalizada, mas tem opiniões diferentes relacionadas com a severidade da punição, então a mais severa das duas punições deverá ser dada.
17.7 Se ambos os árbitros apitam uma infração, ou a bola saiu da quadra e os dois árbitros mostram opiniões diferentes sobre qual equipe deveria ter a posse de bola, então uma decisão conjunta que os árbitros encontram depois de consultar um ao outro será aplicada. Se eles não conseguem encontrar uma decisão conjunta, então a opinião do árbitro central prevalecerá.
Um time-out é obrigatório. Depois da consulta entre os árbitros, eles dão um claro sinal com a mão e o jogo é reiniciado depois de um apito (2.8d, 15.5).
17.8 Ambos os árbitros são responsáveis pelo controle do placar.
Eles também tomam notas sobre advertências, exclusões, desqualificações e expulsões.
17.9 Ambos os árbitros são responsáveis pelo controle do tempo de jogo. Se houver qualquer dúvida sobre a exatidão do tempo de jogo, os árbitros encontram uma decisão conjunta (ver também 2.3).
17.10 Os árbitros são responsáveis por conferir após o jogo se a súmula está corretamente preenchida.
As expulsões (16.11) e desqualificações do tipo indicado na Regra 16.8, 4o parágrafo, devem ser explicadas no relatório de jogo.
17.11 As decisões feitas pelos árbitros com base nas observações deles dos fatos ou os julgamentos deles são finais.
Os apelos podem ser impetrados somente contra as decisões que não estão de conformidade com as regras.
Durante o jogo, somente os respectivos “oficiais responsáveis pela equipe” estão autorizados a se dirigirem aos árbitros.
17.12 Os árbitros tem o direito de suspender um jogo temporariamente ou permanentemente.
Todo esforço deve ser feito para continuar o jogo, antes de tomar uma decisão de suspendê-lo permanentemente.
17.13 O uniforme preto é primariamente reservado aos árbitros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário